sexta-feira, 30 de março de 2012

Os benefícios da Semente de Linhaça

A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, ou seja, contém, além dos seus nutrientes básicos, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. O seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos polinsaturados (Ómega 3 e Ómega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ómega 3 existente na natureza.
Vários centros de investigação, têm focado a sua atenção no papel desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Benefícios:

Vitalidade Física:
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos recuperam melhor da fadiga do exercício.

Emagrecimento:
Aumenta a saciedade, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.

Combate o Cancro:
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que outros grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Recomenda-se a combinação de semente de linhaça moída com queijo fresco baixo em calorias.

Pele e Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça a pele fica mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
 
Sistema Digestivo:

É um laxante por excelência. Previne o aparecimento de divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso:
As pessoas que consomem linhaça sentem uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão.
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda os rins a excretar água e sódio.
Sistema Imunológico:
A linhaça parece fortalecer o sistema imunitário.

Sistema Cardiovascular:

É ideal para ajudar a tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial, arritmia cardíaca , aumentar as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o mau colesterol.
 
Funcionamento Intestinal:
Para a melhorar o funcionamento intestinal: coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe por 12 horas. Retire as sementes e tome a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes..

Para o auxílio na redução do  mau colesterol:
Para o auxílio na redução de colesterol. Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

A dose ideal de linhaça deve ser de 2 colheres de sopa por dia em sopas, iorgurtes, saladas etc... Esta semente deve ser consumida moída, uma vez que a casca é dura sendo difícil de digerir.


Sem comentários:

Enviar um comentário