quarta-feira, 14 de março de 2012

Obesidade

           O que é a obesidade? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é definida como uma patologia do foro nutricional, caracterizada pela acumulação excessiva de gordura, contribuindo para o desenvolvimento de problemas de saúde. Ou seja, este excesso de gordura corporal é resultado de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispensada. Deste modo, através de vários factores complexos como os factores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais, este desequilíbrio tende a perpetuar-se no tempo e, assim, converter-se numa doença crónica.
 
Quais as consequências para o organismo do excesso de peso? Estando instaurado o quadro de obesidade, o indivíduo apresenta uma maior susceptibilidade de risco aumentado de diagnóstico de outras patologias como consequência desta, tais como a Diabetes Mellitus tipo 2, Doenças Cardiovasculares, Hipertensão Arterial, Hiperuricemia, Deficiências respiratórias como asma, Problemas articulares, Apneia obstrutiva do sono, Dislipidemias, entre outras. Por outro lado, a qualidade de vida da pessoa encontra-se comprometida uma vez que algumas tarefas como calçar os sapatos, fazer a sua higiene pessoal, baixar-se para apanhar algo que caiu, podem estar limitadas, já que a grande deposição de gordura, em várias zonas do corpo, impede a facilidade de movimentos.
 
Como tratar a obesidade? O tratamento da obesidade passa por a criação de um plano alimentar personalizado, sendo a melhor opção entrar em contacto com um nutricionista, passando também por fazer exercício físico no mínimo 30 minutos diariamente, uma vez que só a partir dos 20 minutos  ocorre a perda de massa gorda!! Este exercicio, deve ser na sua maioria cardiovascular: caminhadas, corrida, bicicleta, Step...
 
 Garantindo assim uma melhor qualidade de vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário