quinta-feira, 22 de março de 2012

Ómega 3

A maioria dos consumidores preocupados com a “linha” procuram banir totalmente as gorduras. Contudo, também é necessário fornecer ácidos gordos essenciais para o bom funcionamento do organismo, nomeadamente os chamados ómega 3. Como o organismo não os sintetiza, só há duas formas de suprirmos as nossas necessidades: através da ingestão de alimentos naturalmente ricos ou enriquecidos em ómega 3.
“Uma alimentação variada e equilibrada, incluindo peixe, pelo menos duas vezes por semana, legumes de folha verde diariamente e, para petiscar, umas nozes ou amendoins, conseguirá suprir as necessidades do organismo em ómega 3”.
Assim, os alimentos enriquecidos podem ser úteis se não seguir uma alimentação saudável que inclua peixe e legumes de folha verde, como espinafres ou couve, ou em situações que requerem uma maior quantidade destes ácidos gordos essenciais (gravidez, amamentação, crianças em crescimento).

 Benefícios para o organismo:
  • Os ómega 3 reduzem os níveis de gordura no sangue (nomeadamente dos triglicéridos). Previnem a formação de placas de aterosclerose responsáveis pelo entupimento progressivo das artérias e asseguram uma maior elasticidade das paredes das veias.
  • Os ómega 3 são essenciais para o desenvolvimento e bom funcionamento do cérebro, dos nervos, da retina e do todos os órgãos sensoriais, pelo que se aconselha as grávidas, as mães que amamentam e as crianças a ter uma alimentação rica em ómega 3. Estes ácidos gordos também desempenham um papel importante na memória, concentração e faculdades de aprendizagem.
  • Embora os ómega 3 não interfiram nos níveis de açúcar no sangue, o seu consumo pode ser muito útil em diabéticos, por reduzir o nível de triglicéridos.
Alimentos ricos em ómega 3:
 - Peixes gordos: Salmão, Sardinha, Atum, Cavala, Arenque...
- Frutos Secos: Nozes, Avelãs, Castanhas...
- Vegetais de folha verde escura: Espinafres, Couve, Brócolos...
- Sementes de Linhaça...
- Azeite...

Sem comentários:

Enviar um comentário