Os brócolos têm um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um teor moderado de fibra alimentar e são ricos em carotenos (pró-vitamina A), vitamina C e ácido fólico. Relativamente aos minerais, são ricos em potássio, cálcio e fósforo. Além disso, os brócolos são ricos num fitonutriente protector denominado sulforafano.. Este fitonutriente é um composto anticancerígeno, que potencia a acção de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro.
Dicas:
· Para usufruir dos benefícios anticancerígenos, terá que incluir este vegetal pelo menos 3 vezes por semana no seu plano alimentar;
· A forma de confecção é importante, uma vez que a enzima mirosinase precisa estar disponível no alimento para que o sulforafano se forme, para isso os brócolos não podem ser submetidos a elevadas temperaturas num longo espaço de tempo ,uma vez que a enzima fica inactiva, devendo cozinha-los no máximo durante 4 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário