O vício do chocolate é por demais conhecido. Para adoçar a boca, para compensar um mau momento ou numa pausa para a gulodice abrimos uma tablete e derretemo-nos pelos quadradinhos castanhos que vamos ingerindo sucessivamente.
Um dos factores prejudiciais do chocolate é o perfil lipídico da manteiga de cacau e consequentemente o seu consumo excessivo, principalmente o consumo excessivo de chocolate branco, sendo que este tem um maior teor de manteiga de cacau, contribuindo consideravelmente para o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
De entre os chocolates existentes, o melhor a nível nutricional é o chocolate negro, uma vez que contêm menor teor de manteiga de cacau e açúcar. Este chocolate contém uma maior percentagem de antioxidantes, os quais permitem a prevenção do envelhecimento celular e da aterosclerose.
Deste modo, e de acordo com vários estudos já feitos o consumo moderado de chocolate negro pode ser benéfico, pela quantidade de antioxidantes, diminuindo o stress, os casos de ansiedade, o aparecimento de doenças cardiovasculares…
Mas devido a estes benefícios não exagerem no consumoJ…