terça-feira, 24 de abril de 2012

Os minerais no controlo do peso...

Atualmente, há uma grande tendência na utilização de suplementos e até mesmo medicamentos tendo como objetivo a perda de peso...

Porém, é importante realçar que cada indivíduo tem as suas características a serem consideradas, como digestão, absorção, excreção, nutrientes que estão em deficiência ou excesso no organismo.

Um organismo bem equilibrado em nutrientes funcionará bem melhor!

Hoje, daremos enfâse aos principais minerais que auxiliam no excesso de peso e/ou na obesidade.

O Selénio é um importante mineral para o metabolismo do iodo, pois transforma a tirosina (T4) em Triiodotironina (T3) onde ocorre a necessidade da enzima selenodependente (deiodinase). Portanto, a deficiência pode falicitar o ganho de peso ponderal, por não realizar este metabolismo.

Outros benefícios: a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, melhorando o paladar, naturalmente acontecerá uma redução do consumo de sal e ou glutamato monosódico como realçadores de sabor dos alimentos (LEIA OS RÓTULOS), evitando a retenção de líquidos e toxinas que atrapalham o funcionamento de metabolismo e a perda de peso.

Onde encontrar: castanha do Pará e no leite humano, aipo, alho, atum, brócolis, cebola, cereais integrais, cogumelos, gérmen de trigo, frutos do mar, gema de ovo, leite, pepino, repolho.

O Magnésio desempenha papel fundamental no organismo em diversas reações que incluem o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, responsáveis pela manutenção do peso. Contribui ainda para a sensação de bem estar, pois ativa a enzima hidroxilase que converte o aminoácido triptofano em serotonina, evitando os surtos de beliscos.

Onde encontrar: está presente em grande quantidade na clorofila, por tanto, em todas as plantas verdes principalmente nas hortaliças e sumos concentrados a base de clorofila. E também nos legumes, frutos do mar, castanhas, cereais e farináceos integrais, semente de girassol, produtos lácteos, entre outros.

O Zinco desempenha um papel regulatório na acção da insulina, evitando o acumular de gordura abdominal e no controle de hormonas do timo e tireóide que regem o metabolismo de ganho ou perda de peso. Assim como o selénio possui a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, contribuindo para a melhoria do paladar, conforme citado no caso do Selênio.

Onde encontrar: nas castanhas, legumes, tubérculos, leite humano, leite de vaca, ostras, entre outros.

O Crómio contribui para perda de peso por activar o metabolismo de hidratos de carbono e gorduras, aliviando os sintomas da diabetes, hiperglicemia e evitando o acumular de gordura abdominal.

Onde encontrar: levedura de cerveja, gérmen de trigo, grãos integrais, queijos entre outros.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário