segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alergias e Intolerâncias alimentares

CONHEÇA OS ALIMENTOS A QUE É ALÉRGICO PARA TER MAIS SAÚDE, BEM-ESTAR E HARMONIA NO SEU CORPO...Todos já ouvimos falar da importância de uma alimentação saudável... Mas o que nem todos sabem é de que forma certos alimentos podem desencadear intolerâncias ou alergias alimentares que minam o nosso sistema imunitário, causam distúrbios de váriaS ordens e nos impedem, por exemplo, de emagrecer...
A alimentação é, sem dúvida, um dos principais factores que contribuem para a manutenção da saúde e para a prevenção das doenças.
Vários estudos realizados em todo o Mundo constatam que uma nutrição inadequada é responsável por, aproximadamente, 50% dos casos de cancro de útero, mama e aparelho gastrointestinal nas mulheres e por aproximadamente 30% dos casos de cancro na próstata e aparelho gastrointestinal nos homens.
A nutrição inadequada não é apenas a baixa ingestão de nutrientes essenciais, a alta ingestão de gorduras ou açúcares ou a baixa administração de fibras. A nutrição inadequada é também aquela na qual ingerimos alimentos que aparentemente não nos causam mal algum, mas que podem apresentar, para quem os ingere, reacções tipo hipersensibilidade ou intolerância, mesmo que os sintomas passem despercebidos. A ingestão destes elementos vai minando paulatinamente o nosso sistema imunitário. E, aqui, importa ressaltar que 80% do nosso sistema imunológico (defesa) se encontra localizado no tracto digestivo!!!
AS REACÇÕES ALÉRGICASNo que toca especificamente ao desenvolvimento de reacções alérgicas, é necessário que as proteínas alergenas entrem em contacto directo com a mucosa do intestino. O intestino possui uma "parede" natural de protecção. Não é saudável para o nosso organismo que as proteínas se comuniquem directamente com as mucosas (isto ocorre quando há uma agressão ao sistema imunológico). Quando isto acontece, o nosso organismo produz anticorpos, substâncias químicas que, quando adicionadas aos alimentos - inofensivas frutas, legumes, verduras, etc. - podem provocar determinadas reacções alérgicas.
INTOLERÂNCIA ALIMENTARA intolerância alimentar não é uma reacção imunológica. É, sim, a falta de uma ou mais enzimas alimentares. Exemplificando: a lactase (enzima do leite) ajuda a digerir um dos açúcares do mesmo e a sua carência pode provocar, entre outros sintomas, cólicas e ou diarreias. Muitas pessoas intolerantes à lactose podem consumir determinados derivados do leite, nomeadamente queijos secos, iogurtes, etc., nos quais grande parte da lactose já foi eliminada.

Sem comentários:

Enviar um comentário