segunda-feira, 9 de abril de 2012

Misturar Alimentos...

Um dos rumores que corre a respeito dos regimes de emagrecimento é o de que não se devem misturar certos alimentos no prato.
Não é verdade. Cada alimento tem o seu valor calórico e é a soma de todos que conta numa refeição. Os alimentos não passam a valer mais calorias quanto estão juntos.
A mistura de alimentos é sempre uma mais-valia, visto que fornece nutrientes diversos. Uns são ricos em proteínas, outros mais ricos em hidratos de carbono complexos. E com respeito ao fornecimento de vitaminas e minerais, a diversidade é também importante.
No que diz respeito ao índice glicémico, ou seja o nível e a rapidez a que chega o açúcar ao sangue, após a ingestão de hidratos de carbono, também é mais baixo e mais lento se os alimentos ricos naquele nutrientes forem acompanhados por alimentos ricos em proteínas.

Há no entanto, algumas misturas que não se devem fazer. E a contra indicação não é por causa das calorias mas por razões de condições de absorção. A mais importante é a que diz respeito aos lacticínios a acompanhar comida de prato com vegetais, uma vez que estes dificultam a absorção de cálcio, porque formam fitatos de cálcio, que não são absorvidos.Outra mistura que não se deve realizar é a adição na base da sopa de cenoura mais abóbora, uma vez que esta junção irá aumentar o índice glicémico da sopa.



Sem comentários:

Enviar um comentário