domingo, 19 de fevereiro de 2012

Mitos sobre a alimentação

Mito 1: Para emagrecer deve fazer menos refeições?
FALSO. O que é feito num programa de reeducação alimentar e emagrecimento não é a eliminação de refeições mas sim a distribuição dos alimentos por vários momentos do dia. Ou seja, o ideal é que a pessoa faça cerca de 5 a 6 refeições diárias. Estas devem ser pouco volumosas, com pequenas quantidades, e não devem ultrapassar as 3 horas de jejum.
 
Mito 2: Beber água às refeições engorda?
FALSO. Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que a água não tem valor energético, isto é, tem zero quilocalorias, logo não engorda!!! Ou seja, tanto faz beber água antes, durante ou depois das refeições que ela não vai alterar o seu valor calórico! O que acontece quando se bebe água durante a refeição é que a água dilui os sucos gástricos, tornando a digestão mais lenta e provocando uma sensação de saciedade. Este facto pode até contribuir para evitar a ingestão excessiva. O mito surge porque alguns indivíduos ingerem quantidades excessivas de comida à refeição e, no final, ingerem água. Ora, apesar da água não ter potencial calórico, ela ocupa espaço no nosso estômago. Quando o volume de comida/bebidas é superior à capacidade do nosso estômago, este dilata-se, podendo até ser causada uma distensão gástrica aguda. A sensação do indivíduo é a de "barriga inchada" e desconforto abdominal!
 
Mito 3: O gás das bebidas engorda?
FALSO. O dióxido de carbono (gás), um tipo de gás que todos os seres vivos produzem quando respiram, tal como a água, não tem calorias, nem engorda. O gás presente nas bebidas gaseificadas não possui calorias assimiladas pelo organismo. O que acontece é que as bebidas gaseificadas têm, na sua maioria, açúcar adicionado, pelo que o seu consumo regular pode contribuir para o aumento de peso.



 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário