quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

o que são acrilamidas?...

Há mais de mil anos que as pessoas usam o calor para cozinhar os alimentos. No entanto, juntamente com a formação do sabor desejado, odor e cor dos compostos, o processo de aquecimento também promove a formação de substâncias menos favoráveis. Umas destas substâncias que tem tido um interesse relevante entre os cientistas e os media, ao longo dos anos, é a acrilamida...
A acrilamida forma-se como resultado de uma reacção conhecida como reacção de Maillard, que é uma reacção entre um aminoácido (componente básico proteico) e um açúcar, como a glucose, frutose ou lactose.
No geral, os alimentos com amido (p.e. pão e batatas), que foram cozinhados em elevadas temperaturas por um longo período de tempo, contêm níveis elevados de acrilamida, tendo as batatas fritas (16-30%), as batatas fritas embaladas (6-46%), o café (13-39%), os produos de pastelaria e as bolachas doces (10-20%), assim como o pão e as totas (10-30%).
Estas acrilamidas são prejudiciais para o organismo, diminuindo a fertilidade, aumentando a probabilidade de vir a ter cancro, induzindo a mutação génica. Estas substâncias são tóxicas, devendo tomar cuidado e não abusar diariamente dos alimentos que a contêem em maior percentagem....

Prevenir é o melhor remédio...


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas para aumentar de peso de uma forma saudável...

- Em primeiro lugar a pessoa em questão não deverá ingerir muitos líquidos e comer mais alimentos sólidos, por isso coma a carne/peixe, arroz/massa, legumes/salada sem antes comer a sopa uma vez que esta promove uma sensação de saciedade;
- No final da refeição pode comer, com alguma frequência, uma sobremesa caseira;
- Nos intervalos das refeições use e abuse dos pinhões, nozes, amêndoas, avelãs e frutas secas tal como as passas, ameixas e alperces – tudo alimentos de porte pequeno e que por isso não enchem mas com bastantes calorias - assim como bolachas de aveia ou outras digestivas ou gelados de leite;
- Escolha as variedades gordas de leite, iogurtes e queijos;
- Deverá consumir mais de 3 frutas por dia das mais calóricas: banana, uvas, figos, entre outras.
- Regue bem as suas refeições com azeite, use azeite no pão de manhã, opte por manteiga de amendoim em vez de compotas (caso use);
- Coma algum chocolate negro diariamente;
- O exercício não deve ser exagerado aquando de um aumento de peso. Os exercícios de resistência como o levamento de pesos podem ajudar no aumento do tamanho dos músculos. Pelo contrário os exercícios aeróbicos como correr e andar de bicicleta são mais recomendados a quem quer emagrecer. Logo, estes deverão ser evitados.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alimentos para o cérebro...

Alimentos ricos em compostos como antioxidantes e ácidos gordos como, ómega 3 podem melhorar a saúde do cérebro e memória...
Alguns alimentos que podem estimular o cérebro:
Nozes
As nozes contêm grandes quantidades de antioxidantes, que pode combater os danos ao DNA das células cerebrais causados ​​pelos radicais livres no nosso corpo.
 
Cenouras
As cenouras têm níveis elevados de um composto chamado luteolina, o que poderia reduzir os déficits de memória relacionada com a idade e inflamação no cérebro, segundo um estudo publicado em 2010 na revista Nutrition.
Peixes
Comer peixe ricos em ácidos gordos ómega 3 pode ajudar a reduzir o lento declínio cognitivo que vem com a idade. Os peixes ricos em vitamina B12 também podem ajudar a proteger contra Alzheimer, segundo um estudo publicado em 2010 na revista Neurology.


Vegetais de folha verde
São carregados com as vitaminas C e E, que, estudos têm mostrado, ajudam a melhorar as habilidades cognitivas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Porque não emagreço...

Como uma máquina, o nosso organismo necessita de energia para funcionar. Contudo, quando essa energia está em falta pode fazer com que a "máquina" trabalhe de uma forma mais lenta até se esgotar. Quando em excesso pode levar a um curto-circuito e deixar de funcionar. Pois o mesmo pode acontecer ao seu organismo. Daí que, ao pensar em fazer uma alimentação mais cuidada, de modo a perder peso, terá que ter em conta que um excesso ou défice exagerado de energia poderá comprometer o bom funcionamento do seu corpo. Deste modo, temos que pensar que a nossa alimentação deve funcionar segundo um equilíbrio energético. Ou seja, optar por uma redução de energia diária a ser ingerida (nunca fazer uma ingestão diária menor que 1200kcal para mulheres e 1500kcal para homens) e uma actividade física diária regular.

 Não desista de si nem da sua saúde. Apesar de não doer, o excesso de peso pode fazer com que outras dores se instalem.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Mitos sobre a alimentação

Mito 1: Para emagrecer deve fazer menos refeições?
FALSO. O que é feito num programa de reeducação alimentar e emagrecimento não é a eliminação de refeições mas sim a distribuição dos alimentos por vários momentos do dia. Ou seja, o ideal é que a pessoa faça cerca de 5 a 6 refeições diárias. Estas devem ser pouco volumosas, com pequenas quantidades, e não devem ultrapassar as 3 horas de jejum.
 
Mito 2: Beber água às refeições engorda?
FALSO. Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que a água não tem valor energético, isto é, tem zero quilocalorias, logo não engorda!!! Ou seja, tanto faz beber água antes, durante ou depois das refeições que ela não vai alterar o seu valor calórico! O que acontece quando se bebe água durante a refeição é que a água dilui os sucos gástricos, tornando a digestão mais lenta e provocando uma sensação de saciedade. Este facto pode até contribuir para evitar a ingestão excessiva. O mito surge porque alguns indivíduos ingerem quantidades excessivas de comida à refeição e, no final, ingerem água. Ora, apesar da água não ter potencial calórico, ela ocupa espaço no nosso estômago. Quando o volume de comida/bebidas é superior à capacidade do nosso estômago, este dilata-se, podendo até ser causada uma distensão gástrica aguda. A sensação do indivíduo é a de "barriga inchada" e desconforto abdominal!
 
Mito 3: O gás das bebidas engorda?
FALSO. O dióxido de carbono (gás), um tipo de gás que todos os seres vivos produzem quando respiram, tal como a água, não tem calorias, nem engorda. O gás presente nas bebidas gaseificadas não possui calorias assimiladas pelo organismo. O que acontece é que as bebidas gaseificadas têm, na sua maioria, açúcar adicionado, pelo que o seu consumo regular pode contribuir para o aumento de peso.



 
 


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Equilíbrio Nutricional...

Segredos para o equilíbrio nutricional

• Em casa e nos restaurantes, evite alimentos fritos, não acrescente sal adicional às preparações prontas.

• Cuidado com calorias escondidas em  queijo ralado, maionese, margarinas e molhos para saladas contendo leite, manteiga, creme de leite e queijos cremosos.

• Consuma sobremesas em dias esporádicos.

• Evite beber café com açúcar.

• Prefira a fruta in natura ao sumo natural. Cuidado com calorias/açúcares extras de sumos prontos e refrigerantes.

• Acrescente vegetais (legumes, hortaliças) frescos no prato, sempre, para retardar a absorção de gordura.

• Leia os rótulos de produtos industrializados, evitando aqueles ricos em sódio. Analise os ingredientes e perceba que esses itens contêm uma parcela generosa de sódio/sal. Evitando os produtos com excesso de gordura saturada.
 
• Cozinhe com menos quantidade de sal, evite temperos e molhos industrializados. Faça uso de temperos naturais, como ervas aromáticas.
 
. Ingira pelo menos 1,5L de água
 
 
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Exercício Físico induz " reciclagem" nas células protegendo da diabetes e do cancro

Investigadores do Howard Hughes Medical Institute, nos Estados Unidos, descobriram como o exercício físico induz as células a quebrar proteínas indesejadas para produzir mais energia, impedindo distúrbios metabólicos como a diabetes e protegendo contra outras doenças
Nesse processo, conhecido como autofagia, a célula elimina organitos "velhos" e alimenta-se deste material que expele. É um processo de "reciclagem" das células, que permite que elas se adaptem às mudanças quando aumentam as necessidades energéticas e nutricionais do corpo, como acontece quando se está a praticar exercício físico.
Essa "reciclagem" previne o desenvolvimento da resistência à insulina, que tem como principal consequência a diabetes tipo 2 e de alguns tipos de cancro.