segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mastigação.. um passo importante....

Leva a primeira garfada à boca e começa a mastigar... Pouco tempo depois, o ritmo começa aumentar, sente pouco o sabor do alimento e aos poucos, quando dá por conta, não sabe o quanto comeu....

Todo o trabalho de digestão se inicia na boca, a mastigação é a primeira etapa e muito importante, a saliva envolve e humedece cada alimento, com água e enzimas digestivas, os hidratos de carbono, por exemplo, iniciam sua digestão na boca, quando envolvido pelo amilase salivar, faça uma pequena experiência, coloque um pequeno pedaço de pão na boca e deixe que permaneça por alguns minutos na boca, irá começar a sentir um sabor levemente adocicado nas suas papilas gustativas, isso significa que o pão iniciou o processo de digestão.
A mastigação tritura e facilita a separação das partes dos alimentos, para que sejam absorvidos posteriormente. O facto de comer rápido e realizar uma mastigação insuficiente pode trazer consequências negativas ao processo digestivo, exemplos comuns são, flatulência, azia...
Mastigar rápido demais, pode também interferir com o sistema de sinalização, o mesmo que diz ao cérebro quando parar de comer porque o seu estômago está cheio. Se come rapidamente, está enchendo o seu estômago antes que essa sinalização aconteça, assim come mais e mais, uma vez que o tempo médio para os sinais de saciedade chegarem ao cérebro são de 20 minutos.
 
 
 
Hoje está comprovado que, quem mastiga bem os alimentos, controla melhor as porções ingeridas e possui um peso dentro do ideal.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário