terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vitaminas

É necessário suplementação vitamínica??



Onde se poderam encontrar? E quais as mais adequadas?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Antioxidantes...

Antioxidantes são substâncias que existem nos alimentos que podem prevenir ou retardar o dano oxidativo, provocado pelos radicais livres no nosso corpo.
 
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.
 Os antioxidantes actuam como "varredores de radicais livres" e, portanto, podem prevenir e reparar danos causados ​​por esses radicais livres. Os problemas de saúde, como doença cardíaca, diabetes, cancro são todos causados por danos oxidativos. Os antioxidantes podem também aumentar a defesa imunológica e, portanto, diminui a probabilidade de ter cancro e infecções.

Alguns antioxidantes são:

Vitamina A e carotenóides

Cenoura, abóbora, brócolos, batata doce, tomate, couve, melão, pêssegos e damascos
Vitamina C
As frutas cítricas como laranja e limão, etc, pimentão verde, brócolos, vegetais de folhas verdes, morangos e tomates

Vitamina E
Nozes e sementes, grãos integrais, vegetais verdes folhosos, óleos vegetais e óleo de fígado

■ Selênio
Peixes e crustáceos, carne vermelha, cereais, ovos, frango e alho

 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mastigação.. um passo importante....

Leva a primeira garfada à boca e começa a mastigar... Pouco tempo depois, o ritmo começa aumentar, sente pouco o sabor do alimento e aos poucos, quando dá por conta, não sabe o quanto comeu....

Todo o trabalho de digestão se inicia na boca, a mastigação é a primeira etapa e muito importante, a saliva envolve e humedece cada alimento, com água e enzimas digestivas, os hidratos de carbono, por exemplo, iniciam sua digestão na boca, quando envolvido pelo amilase salivar, faça uma pequena experiência, coloque um pequeno pedaço de pão na boca e deixe que permaneça por alguns minutos na boca, irá começar a sentir um sabor levemente adocicado nas suas papilas gustativas, isso significa que o pão iniciou o processo de digestão.
A mastigação tritura e facilita a separação das partes dos alimentos, para que sejam absorvidos posteriormente. O facto de comer rápido e realizar uma mastigação insuficiente pode trazer consequências negativas ao processo digestivo, exemplos comuns são, flatulência, azia...
Mastigar rápido demais, pode também interferir com o sistema de sinalização, o mesmo que diz ao cérebro quando parar de comer porque o seu estômago está cheio. Se come rapidamente, está enchendo o seu estômago antes que essa sinalização aconteça, assim come mais e mais, uma vez que o tempo médio para os sinais de saciedade chegarem ao cérebro são de 20 minutos.
 
 
 
Hoje está comprovado que, quem mastiga bem os alimentos, controla melhor as porções ingeridas e possui um peso dentro do ideal.
 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Efeitos dos refrigerantes no nosso organismo...

Quando ingerimos algum refrigerante, especialmente com cafeína, o nosso organismo começa a sofrer consequências. Nos primeiros 10 minutos depois de ingerido, o açúcar deste chega ao nosso intestino. Esta enorme quantidade de açúcar passado 20 minutos anda a circular pela circulação sanguínea, sendo este um hidrato de carbono simples ( o açúcar é rapidamente absorvida para a corrente sanguínea). Esta quantidade de açúcar no sangue vai estimular o pancrêas a produzir insulina. O fígado também será estimulado convertendo grande parte deste açúcar em gordura. Após 40 minutos a absorção da cafeína, foi completa. Se  for sensível a esta substância a sua pressão sanguínea pode subir. Em resposta a isto, o fígado vai  enviar mais açúcar para a corrente sanguínea. Aos 45 minutos o corpo aumenta a produção de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer. O ácido fosfórico que foi absorvido junto com o açúcar liga-se ao cálcio, ao magnésio e ao zinco aumentando o risco de osteoporose e também de pedras nos rins. Após 60 minutos, o organismo entra em hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), sendo isto virtude de uma superprodução de insulina o que faz com que queira  
consumir mais refrigerantes ou outros Hidratos de Carbono simples (encontrados nos doces, nas frutas, nos iogurtes.. etc)... Se  não consumir pode ficar mais irritado ou cansado.




Por isto deve consumir refrigerantes de uma forma moderada :)
 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dicas para reduzir as crises de enxaquecas através da Alimentação

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormonas e peptídeos, decorrente de uma predisposição genética, associada ao estilo de vida inadequado. Geralmente a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. Os demais sintomas da enxaqueca compreendem-se em náuseas, vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade no couro cabeludo, visão turva, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade e lacrimejamento. A duração da crise de enxaqueca também é variável (de 3 horas a 3 dias).
O tratamento envolve uso de medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos, antidepressivos e outros. Porém, afim de se evitar novas crises estratégias de mudanças do estilo de vida tornam-se fundamentais. Quanto à alimentação é muito importante descobrir se existem alimentos que desencadeiem o quadro. A cafeína (presente no café, chocolate, refrigerantes e vários chás), o álcool, alimentos com tiramina (queijos curados, carnes processadas, conserva, pão, lentilha, banana, fígado), e o glutamato monossódico parecem ser os principais desencadeantes. Já o magnésio parece ter efeito protector. Por isto encoraja-se o consumo de vegetais verde-escuros ou mesmo a suplementação do mineral.  Além disso, comer demais ou passar fome também pode desencadear as crises. Por isto, alimente-se de 3 em 3 horas, evitando exageros ou dietas com carência de nutrientes. Varie a cor e os alimentos ingeridos durante o dia e descanse. Stress e poucas horas de sono são também fatores de risco para o desencadeamento da crise.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Benifícios da Maçã..

A maçã é constituida por uma grande quantidade de polifenóis, os quais são poderosos antioxidantes, entre eles a quercetina, com a capacidade de reduzir os radicais livres, moléculas que causam danos às células e reduzem a capacidade a formação de coágulos sanguíneos.

A maçã também é útil para o  intestino, por conter pectina, fibra solúvel, presente em especial na casca que auxilia no trânsito intestinal e elimina toxinas, protegendo contra a constipação e o cancro.
O consumo da maça esta aliado à saúde pulmonar, cardíaca e a prevenção do envelhecimento precoce.
 Consuma maçã preferencialmente com casca, depois de bem lavada :)


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saciedade e Fibras

O volume e a textura das fibras aumentam a saciedade, além de reduzirem a densidade energética da dieta, se quer eliminar alguns quilos, pode aproveitar este truque.
O consumo de fibras está muito bem relacionado a protecção contra obesidade, doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de cancro

A fibra também diminui o esvaziamento gástrico, mas pode reduzir a absorção de microutrientes, podendo influenciar a oxidação e armazenamento de gordura. Grãos integrais, frutos, vegetais são alimentos básicos que pode incluir no seu plano alimentar.