terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alimentação anti-cancro...

A alimentação anti-cancro é constituída por hortícolas e leguminosas, temperados com azeite, linhaça, alho, ervas e especiarias, inversamente ao característico prato ocidental, onde a carne representa o ingrediente principal. Cada indivíduo deve recorrer à inúmera informação credível disponível sobre os efeitos dos alimentos no combate ao cancro para ajudar a controlar a doença, sem prejudicar o próprio organismo. Alguns dos alimentos anti-cancro são: açafrão-da-Índia, hortícolas da família crucíferas, alho, cebola, alho frânces, hortícolas, frutos ricos em carotenóides, frutos de baga, soja e ervas aromáticas.
 
O açafrão-da-índia é o ingrediente alimentar com efeito anti-inflamatório mais poderoso.
 
Os hortícolas da família das crucíferas: couves, repolho e brócolos contêm moléculas capazes de desintoxicar o organismo de certas substâncias cancerígenas.
 
O alho, a cebola, o alho francês reduzem os efeitos cancerígenos das nitrosaminas e dos compostos  n-nitroso que estimulam a apoptose no cancro do cólon, mama, pulmão e próstata.
 
Hortícolas e frutos ricos em carotenóides ( de cores vivas: laranja, vermelho, amarelo, verde) contêm licopeno e carotenóides, percursores da vitamina A que inibem o crescimento de células de vários tipos de cancro.
 
A soja contêm isoflavonas, estas são moléculas fitoquímicas que neutralizam os mecanismos essencias à sobrevivência e ao desenvolvimento do cancro.
 
Ervas aromáticas são muito ricas em óleos essencias da família dos terpenos que agem sobre uma grande variedade de tumores reduzindo a propagação das células cancerosas ou provocando a sua morte.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário