domingo, 7 de outubro de 2012

Hipertensão Arterial

A hipertensão é um problema de saúde pública comum nos países desenvolvidos. Esta é frequentemente denominada como "assassina silenciosa" pois os indivíduos portadores de hipertensão podem se manter assintomáticos durante anos e então desenvolver um acidente vascular cerebral ( AVC).
Para ser definida de hipertensão, a pressão arterial sistólica durante a fase de contração do ciclo cardíaco tem de estar igual ou superior a 140 mm Hg; ou a pressão arterial diastólica, pressão durante a fase de relaxamento do ciclo cardíaco tem que estar igual ou superior a 90 mm Hg.

Prevenção a Nível Nutricional:

- Redução de peso
 ( há uma forte associação entre o IMC e a hipertensão entre homens e mulheres em todos os grupos étnicos ou raciais e na maior parte dos grupos etários ).

- Redução do Cloreto de Sódio
( evidências de diversas fontes confirmam a redução da pressão arterial pela redução da ingestão de sódio). ( Recomenda-se 2 a 4 g por dia)

- Actividade Física
( pessoas menos ativas têm uma probabilidade 30 a 50% maior de desenvolverem hipertensão do que os indíviduos ativos).
(Recomenda-se 30-45 minutos de caminhada/corrida diariamente)

- Redução do consumo de Álcool
( Na população portuguesa, 5 a 7% são resultados do consumo de álcool)
(A ingestão de álcool deve ser limitada a não mais de 2 copos de 100ml por dia)

- Aumento do consumo de Potássio, Magnésio e Cálcio
( Dieta Rica em potássio, como frutas, vegetais folhosos verdes, diminui a pressão arterial e corta os efeitos do sal sobre a pressão arterial em alguns indivíduos)

Sem comentários:

Enviar um comentário