segunda-feira, 21 de maio de 2012

Suplementação no mundo do desporto ( parte 2)


Proteínas do Soro do Leite

(Whey protein)

A fase aquosa do leite é denominada soro, representando cerca de 20% das proteínas totais do leite, os outros 80% são referentes a caseínas.

As proteínas do soro do leite apresentam uma estrutura globular contendo algumas pontes de dissulfeto, que conferem um certo grau de estabilidade estrutural, apresentando um excelente perfil de aminoácidos essenciais, principalmente os de cadeia ramificada.

O teor em BCAA das proteínas do soro afecta os processos metabólicos da regulação energética, favorecendo o controle e a redução da gordura corporal.

Uma série de estudos, mostraram que dietas com maior relação proteína/hidratos de carbono são mais eficientes para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial, favorecendo, dessa forma, a redução da gordura corporal, preservação da massa muscular durante a perda de peso e o seu aumento durante o exercício físico.

A importância nutricional e funcional acima descrita e, a grande diversidade das proteínas presentes no soro do leite explicam o elevado interesse no estudo da composição desta fracção.

Situações de Potencial uso:

A ingestão deste tipo de suplementação poderá ajudar em exercício de resistência, nos halterofilistas para desenvolvimento muscular;

Em conjunção com treino de resistência durante 12 semanas, a ingestão de colostro ou uma mistura de proteínas do soro e Caseína com um suplemento de vitaminas e minerais contendo creatina, resultou em grandes melhorias na massa isenta de gordura em comparação com os atletas do grupo de controlo e do grupo que ingeriu colostro .

Vários estudos, que envolveram as proteínas do soro, mostraram que esta suplementação para ser eficaz em conjugação com o treino de resistência, deve ser tomada nas horas que antecedem o exercício.

 Dose:

 Na ordem de 45 g/dia durante 2 semanas parecem eficazes(1.5 mg/kg/dia).


 

Aminoácidos Cadeia Ramificada (BCAA)
Dos BCAA's fazem parte 3 aminoácidos essenciais, ou seja, que o nosso organismo não consegue sintetizar e portanto têm de ser fornecidos através da dieta. São eles a L-leucina, L-isoleucina e a valina.
 Situações de Potencial uso:
Os aminoácidos de cadeia ramificada, vulgarmente designados BCAA's (brand chain aminoacids), são dos suplementos mais consumidos pelos atletas, sendo dos mais utilizados, sobretudo por atletas que desejam preservar/aumentar a sua massa muscular.
Devido à sua capacidade de bloquear o transporte de triptofano, parecem retardar o aparecimento da fadiga central, aumentando os níveis de energia e prolongando o esforço.
Durante o esforço são utilizados também como fonte energética evitando assim o catabolismo muscular.
Estes 3 aminoácidos teriam ainda como efeitos aumentar a força e acelerar a regeneração muscular.
DDR inferiores a 3 g/dia, de fácil obtenção na dieta.
Disponivel no mercado sob a forma de comprimidos, barras ou pó (isolados ou combinados).
Doses investigação : comprimidos5 a 20 g/dia;
Soluções 1 a 7g/dia e a dose recomendada é de 7 g /litro/dia
Estudos recentes confirmam este mecanismo, uma Suplementação de BCAA ajuda a manter um rácio que permita atrasar a fadiga e ajuda também na regulação imunitária e na recuperação entre sessões de treino.
Uma suplementação aguda com BCAA aumentou o rendimento psicológico de atletas de vela, enquanto uma suplementação crónica pode beneficiar a redução da degradação muscular após esforço aeróbio prolongado.

Sem comentários:

Enviar um comentário