terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sugestões para reduzir o sal à mesa...

Existem provas científicas de que o atual consumo elevado de sal em toda a Europa é um fator importante de hipertensão e, por conseguinte, de doenças cardiovasculares, do aumento do risco do aparecimento de determinados tipos de cancros, de sobrecarga do funcionamento renal e de uma maior retenção de líquidos pelo organismo. Apresentam-se algumas sugestões práticas, que os consumidores poderão ter em atenção, para reduzir o consumo de sal:

- Diminuir gradualmente a quantidade de sal que se adiciona durante a confeção das refeições; 
- Não levar o saleiro para a mesa;
- Substituir o sal usado na confeção das refeições por ervas aromáticas (ex: salsa, hortelã, coentros, óregãos, tomilho, alecrim, etc), especiariais (ex: pimenta, colorau/pimentão, açafrão, noz-moscada, caril, etc) ou sumo de limão; 
- Leia cuidadosamente os rótulos dos alimentos, compare e opte por alimentos que tenham menos quantidade de sódio (Na); 
-Evitar consumir alimentos com elevado teor de sal, como por exemplo: batatas fritas de pacote, aperitivos salgados, enchidos, sopas instantâneas, refeições enlatadas, produtos de salsicharia, charcutaria e alimentos fumados, determinados tipos de queijo, azeitonas, molhos. 

A Organização Mundial de Saúde recomenda que não se ultrapasse o consumo de 5 gramas de sal por dia. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A importância da sopa...

A sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação não só pela variedade dos nutrientes que nos fornece mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. Uma sopa é habitualmente um "prato" de digestão fácil, extremamente saciante devido à variedade de alimentos e tipo de nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura em que é consumida. Estes aspectos são também muito importantes na regulação do apetite, o que torna a sopa um prato de eleição na abertura das refeições.
Por outro lado, também desempenha funções no bom funcionamento do nosso intestino e nos mecanismos de regulação dos níveis de colesterol sanguíneo.




Pela sua saúde coma SOPA...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crise- como nos estamos a adaptar a tempos difíceis...

Em novembro deste ano, a fundação Francisco Manuel dos Santos, publicou um artigo, onde se lê que os hábitos alimentares dos portugueses estão a mudar para pior...

(...) Vendem-se mais refeições congeladas, mais conservas, mais ovos, mais salsichas e mais fiambre; vende-se menos leite, menos iogurtes, menos vinho e muito menos cerveja." (...)
(...)"Verifica-se um ligeiro aumento das vendas de azeite em volume, mas que é ultrapassado em muito pelo crescimento da categoria óleo (20,5%). O crescimento é tão expressivo que poderá comportar igualmente uma transferência de consumo”, considera a Jerónimo Martins – uma garrafa de óleo custa quase três vezes menos que uma de azeite, o que pode estar a levar alguns consumidores a optar por este produto." (...)
(...)" As compras de refeições para levar para casa também subiram no Pingo Doce – as vendas de sanduíches duplicaram e há mais 12% de portugueses a comprar frango assado. Talvez por isso, o consumo de batatas fritas também subiu, tal como o das pizzas e das massas." (...)

Ao lerem estas frases peço que reflitam e tenham atenção a nossa saúde que é o bem mais precioso que temos.
Por vezes uma alimentação saudável sai mais barata que uma refeição não saudável, temos é que saber escolher.. Ao planear com tempo, comprar nos mercados e aproveitar os produtos de marca própria dos hipermercados podemos poupar muito dinheiro e ao mesmo tempo fornecer alimentos ricos e saudáveis para toda a família.”.. Pense nisso...




segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hipertensão

A Hipertensão Arterial "pressão alta", ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias.
O aumento contínuo da pressão arterial faz com que ocorram danos nas artérias de diversas partes do organismo. Esta doença é um factor de risco para a Artereosclerose. Hábitos saudáveis de vida diminuem o risco de complicações da hipertensão como o Enfarte do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral.
Hábitos saudáveis a adquirir:
- Fazer pelo menos 6 refeições.
-Reduzir o teor de sal na alimentação, substituindo por ervas aromáticas.
- Beber pelo menos 1,5L de água.