O Índice glicémico classifica um alimento rico em hidratos de carbono com base no potencial aumento da glicemia após a sua ingestão, digestão e absorção, comparativamente com um alimento padrão.
A organização mundial de saúde reconheceu oficialmente que o conceito do Índice glicemico poderia constituir uma ajuda na luta contra a obesidade.
O comité apoiou a utilização do índice glicemico como método de classificação de alimentos ricos em hidratos de carbono e recomendou que os valores de índice glicemico nos alimentos deveriam ser utilizados em conjunto com a restante informação nutricional na rotulagem do alimento.
As respostas hormonais associadas à ingestão de alimentos com alto índice glicemico, como a hiperinsulinemia, promovem ganho de peso, porque ao diminuir os níveis circulantes de glicose estimulam a fome e favorecem o armazenamento de gordura.
A ingestão de alimentos com baixo índice glicemico irá garantir uma saciedade mais duradoura e manter a glicemia mais estável, por outro lado facilita a oxidação de substratos lipídicos, enquanto que a ingestão de alimentos de alto índice glicemico irá promover o desenvolvimento da obesidade por levar a hipoglicémias reaccionais e a episódios de fome precoce.
Alimentos com IG ALTO Alimentos com IG BAIXO
Pão branco ou de trigo Pão de aveia ou centeio
Cereais de pequeno - almoço refinados Cereais integrais
Bolachas ou tostas refinadas Bolachas ou tostas integrais ou frutos secos
Bolos de pastelaria Bolos elaborados com frutos
Banana Maçãs
Batata/ Arroz Massas